Boas Práticas
Centro Qualifica AP do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Centro Qualifica AP do Trabalho, Solidariedade e Segurança SocialPorque é que aconteceu?
Apesar de 70% dos trabalhadores em funções públicas deter uma habilitação igual ou superior ao ensino secundário e 52% deter um grau do ensino superior, uma parte significativa não concluiu o ensino secundário.
Na administração central são mais de 100 mil trabalhadores sem o ensino secundário e na administração local são cerca de 50 mil.
Em resposta a esta situação foi:
- Aprovado, na Resolução do Conselho de Ministros nº 32/2019, de 14 de fevereiro, o Programa Qualifica AP;
- Criado o Centro Qualifica AP do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sediado na Secretaria-Geral.
A atividade do nosso Centro Qualifica inscreve-se numa estratégia de qualificação dos trabalhadores, procura:
- Promover e capitalizar a experiência profissional dos candidatos;
- Reforçar a autoestima;
- Fomentar a valorização pessoal;
- Potenciar a motivação e a autonomia dos trabalhadores;
- Proporcionar novas competências,
- Responder aos desafios da desburocratização, digitalização e qualidade do serviço público;
- Concretizar as metas e objetivos de qualificação para a população ativa portuguesa.
A quem se destina?
A trabalhadores do Ministério com qualificações inferiores ou iguais ao ensino secundário completo (12 anos de escolaridade), que pretendam melhorar as suas qualificações escolares / profissionais, através de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Que recursos?
Internos e externos, envolvidos na prossecução da missão do nosso Centro Qualifica AP:
- Direção – Secretária Geral, Secretária Geral Adjunta e Diretor de Serviços de Gestão de Recursos Humanos (DRH);
- Coordenação – Chefe de Divisão de Formação da DRH;
- Técnica de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências da Divisão de Formação da DRH;
- Interlocutores e dirigentes universo do Ministério;
- Formadores / professores que acompanham os candidatos em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências;
- Outros Centros Qualifica da rede nacional, designadamente a equipa do INOVINTER – Centro de Formação e de Inovação Tecnológica.
Encontros Temáticos no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Encontros Temáticos no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança SocialPorque é que aconteceu?
Os Encontros Temáticos foram criados em 2011 com o objetivo de refletir sobre assuntos transversais do nosso Ministério.
O objetivo é impulsionar:
- A inovação;
- A qualidade;
- A sustentabilidade;
- A partilha de informação, boas práticas e a cooperação entre serviços.
A quem se destina?
Que recursos?
Em média 10 elementos, distribuídos da seguinte forma:
- Coordenação e realização – 5 elementos do Núcleo de Inovação, Qualidade e Comunicação;
- Palestrantes e moderadores – Interlocutores que detenham práticas do tema a tratar, em regra 4 a 5 organismos;
- Perito/especialista do tema - Elemento interno ou externo ao Ministério;
- Os Encontros Temáticos contam com a boa vontade e generosidade dos palestrantes e moderadores, ao nível da logística e conteúdos, sem custos associados