News
10.ª edição da Formação Financeira aposta em público-alvo estratégico para multiplicar conhecimento
10.ª edição da Formação Financeira
público-alvo estratégico para multiplicar conhecimento
Entre os dias 24 de outubro e 7 de novembro decorreu, online, o curso «Formação Financeira no Local de Trabalho». Com o objetivo de aumentar a literacia financeira da população portuguesa, na 10.ª edição, que se assinalou este ano, surgiu a novidade do modelo de ramificação. Assim, o público-alvo foi circunscrito àqueles/as que desempenham funções de atendimento ao público, para que transmitam conhecimento no seu dia a dia profissional, exponenciando o número de pessoas devidamente informadas.
Com cerca de 300 participantes, a reação ao curso foi muito positiva: «Nunca tinha feito uma formação dentro desta área. Penso que a sua principal mais-valia foi, duma forma muito simples e acessível, conseguir desconstruir conceitos que, geralmente, estão associados a matérias complexas, encorajando ao conhecimento da população, em geral». Composto por seis módulos - orçamento familiar, contas depósito e meios de pagamento, poupar e investir, crédito e gestão do endividamento, seguros e finanças digitais - a taxa de aprovação foi de 42%.
Resultado de uma parceria entre a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta iniciativa insere-se no Plano Nacional de Formação Financeira «Todos Contam», do qual também faz parte a Secretaria Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que funcionou aqui como interlocutor entre os participantes e a organização, a cargo da ASF.