Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Skip to Content
We use cookies only to track site visits. We do not store personal data.
By continuing, you agree to our cookie usage policy.
News and Events

News

«Back

"O investimento social é um instrumento e motor determinante do nosso desenvolvimento"

24-05-2022

"O investimento social é um instrumento e motor determinante do nosso desenvolvimento"

Investimento global no valor de 87 milhões de euros

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esteve em Leiria, Coimbra e Porto para a assinatura de 94 contratos no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - 3.ª Geração (PARES 3.0).

Este apoio vai permitir reforçar a oferta social nos três distritos, um investimento global no valor de 87 milhões de euros.
 
Ana Mendes Godinho afirmou que "o investimento social é um instrumento e motor determinante do nosso desenvolvimento". 
 
"Mobilizámos e tentámos alocar a maior verba possível para as prioridades que são críticas do ponto de vista social e que identificámos, nomeadamente durante a pandemia: requalificação de lares, investimento de novas respostas de lares e de alargamento da capacidade de resposta e de soluções inovadoras", disse.
 
Ana Mendes Godinho destacou os 371 projetos aprovados em todo o País, num investimento total de 393.049.774 euros, do qual o Governo apoia com 234.310.383 euros, com 22 365 lugares intervencionados.
 
Durante a sua intervenção, a Ministra salientou a importância do setor social durante a pandemia, demonstrando uma "profunda gratidão não só para os presentescomo para todos os que trabalham nas vossas instituições".
 
"São pessoas extraordinárias que mostraram a importância do que é o setor social no modelo que temos em Portugal. Temos um Estado social que vive em parceria e numa mobilização conjunta de recursos entre o Estado e o setor social para chegar e responder às pessoas que mais precisam", disse.
 
O PARES tem como finalidade apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais, designadamente na criação de novos lugares em várias vertentes: nas creches, no reforço dos Serviços de Apoio Domiciliário e dos Centros de Dia, no aumento do número de lugares em Estruturas Residenciais para Idosos para situações de maior dependência e na integração de pessoas com deficiência através do incremento da rede de Respostas Residenciais e de Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão.

Fonte: Portal do Governo


This page has been translated automatically using a translation tool.