Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Skip to Content
We use cookies only to track site visits. We do not store personal data.
By continuing, you agree to our cookie usage policy.
News and Events

News

«Back

Melhoria da Eficiência Energética nas instalações da Praça de Londres

20-09-2023

Melhoria da Eficiência Energética nas instalações da Praça de Londres

Da Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Melhoria da Eficiência Energética nas instalações da Praça de Londres

No âmbito do Investimento “TC-C13-i02 – Eficiência energética em edifícios da administração pública central” da “Componente C13 – Eficiência Energética em Edifícios” do Plano de Recuperação e Resiliência, a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social viu ser aprovada uma candidatura apresentada ao Aviso 01/C13-i02/2021, promovido pelo Fundo Ambiental, que diz respeito ao Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central, permitindo aplicar 2.913.677,27€, acrescidos de IVA, em medidas de melhoria da eficiência energética nas instalações do Ministério, situadas na Praça de Londres, em Lisboa.

A operação Melhoria da Eficiência Energética na Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (M2E@SGMTSSS) visa contribuir para a redução do consumo de energia primária, bem como das emissões de Gases com Efeito de Estufa, através da implementação de medidas de melhoria da eficiência energética no edifício da Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, onde estão alojados os Gabinetes Ministeriais e mais 6 organismos do Ministério.

Trata-se de um edifício de 23 pisos, construído em 1966, com 13617,17m2 de área de pavimento e 12147,07m2 de área útil e possui classe energética C.

Apesar da realização de manutenção preventiva cuidada dos sistemas, o edifício com 57 anos não garante conforto térmico aos cerca de 500 ocupantes, conduzindo a um excessivo consumo de energia. Associadas a este consumo de energia estão as emissões de gases com efeito de estufa.

A operação M2E@SGMTSSS tem como objetivos a implementação de um conjunto de medidas de eficiência energética, inscritas em Certificado Energético, que irão resultar numa classificação energética de B- para o edifício.

As medidas preconizadas de melhoria da eficiência energética irão resultar numa redução anual no consumo de energia primária de 45,83% e nas emissões de CO2eq de 50,40%, face ao período de referência. Desta forma, o consumo de energia sofrerá uma redução estimada de 511.410 kWh/ano e o contributo estimado para a diminuição anual das emissões de gases com efeito de estufa ronda as 119 ton CO2eq/ano. A redução no consumo de energia primária prevista com a operação será de 84,82 Tep/ano.

Com este investimento procura-se dar seguimento aos objetivos a que a SGMTSSS se propõe para um edifício cada vez mais sustentável, perscrutando o aumento da eficiência na gestão de recursos, garantindo ao mesmo tempo melhor qualidade de vida aos ocupantes do edifício, explicou a Secretária-Geral do MTSSS, Dr.ª Maria João Lourenço.

"Queremos um edifício eficiente na utilização de recursos, pelo que o nosso objetivo é continuar a trabalhar em torno da descarbonização do edifício, tornando-o mais amigo do ambiente, e aumentar a qualidade dos espaços oferecidos aos nossos trabalhadores e visitantes", afirmou a Secretária-Geral Adjunta do MTSSS, Dr.ª Isabel Ramos.

As medidas de melhoria da eficiência energética consideradas na operação compreendem a alteração do sistema de iluminação para tecnologia LED de elevada eficiência, a substituição do sistema AVAC, garantindo a adequada climatização do edifício, a instalação de sistema fotovoltaico para autoconsumo com potência de 42,4kWp, a instalação de sistema solar térmico com área de 12,6m2 e a instalação de Solução de Gestão de Energia.

Para além das medidas físicas de melhoria da eficiência energética, a operação contempla ainda medidas que são de natureza informativa/formativa, cujo objetivo é associado à mudança de comportamentos que se pretende obter por parte dos utilizadores do edifício no âmbito do consumo racional de recursos, com principal destaque para o consumo eficiente do recurso energético.

O período de execução da operação previsto é de 24 meses, com início em março de 2023 e término a março de 2025. São, ainda, consideradas ações já concluídas, em abril de 2022, que correspondem às ações ex-ante.


This page has been translated automatically using a translation tool.