Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Upskill - 3.ª edição

30-11-2022

Upskill - 3.ª edição

As candidaturas já abriram

Upskill - 3.ª edição

O UPskill pretende qualificar profissionais em Tecnologias Digitais, e destina-se a pessoas em situação de desemprego ou subemprego à data da candidatura, que estejam dispostas a aceitar o desafio de iniciar um processo de requalificação, tendo a oportunidade de desenvolver a sua atividade profissional numa área tecnológica de grande procura do mercado.
 
O Programa irá proporcionar aos candidatos uma formação intensiva em áreas muito específicas, enquadradas nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta dura, em regra, 6 meses e é ministrada numa das Instituições de Ensino Superior Aderentes. Segue-se uma formação em contexto de trabalho numa das Empresas que integram o projeto e manifestaram interesse em contratar profissionais nesta área.

Ao responder a necessidades previamente identificadas, o UPskill garante que a maioria dos formandos são contratados pelas empresas onde fizeram a sua experiência de trabalho, dando resposta às necessidades anteriormente manifestadas, e assim reforçando a sua competitividade.

Sucesso do Programa

Sendo um projeto de âmbito nacional, o UPskill resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Academia (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, ISCTE e Universidade do Algarve) e a APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, e insere-se no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital.

O seu sucesso resulta assim da parceria estabelecida entre o Estado (que financia, através do IEFP), a Academia (representada por 11 Universidades e Politécnicos), a quem compete a formação dos recursos humanos, e as Empresas (representadas pela APDC) a quem compete a contratação dos candidatos aprovados.

Na 1.ª Edição, que se iniciou em 2020, candidataram-se mais de 5.300 pessoas, tendo sido selecionados 430 formandos para 25 ações de formação, que decorreram em 7 localidades, em 6 Instituições de Ensino Superior. Foram contratados mais de 80% dos formandos que concluíram a formação com sucesso.

Já na 2.ª Edição, lançada em outubro de 2021, e que decorreu em dois ciclos distintos, foram selecionados cerca de 800 formandos para 50 ações de formação, que se tiveram lugar em 11 localidades do país, nas Instituições de Ensino Superior aderentes, envolvendo mais de 60 empresas. No global, esta edição deverá representar a criação de mais de 600 postos de trabalho na área digital, pois há ainda ações a decorrer.

Esta 3.ª Edição agora já em curso, será igualmente dividida em 2 ciclos de candidaturas e a inscrição dos candidatos para o 1.º ciclo irá decorrer até final de dezembro, estando previsto que as primeiras ações de formação tenham início no 1.º trimestre de 2023.

Requisitos de Acesso

São requisitos de acesso a posse do 12.º ano completo ou Licenciatura, sendo que a exigência mínima de qualificação dependerá, em concreto, de cada ação de formação. Um bom domínio de Inglês (B2) também é obrigatório, já que é o idioma mais usado na interação entre equipas e no acesso à literatura técnica. Não são exigidos quaisquer conhecimentos prévios em tecnologia, pois a formação fornecerá as necessárias bases  para a requalificação.

O programa tem associada uma bolsa de formação, paga pelo IEFP, equivalente ao salário mínimo nacional. Após a conclusão, com sucesso, da formação, pelo menos 80% dos formandos serão contratados com uma remuneração mínima de 1.200€.

Saiba mais sobre o Programa UPskill e candidate-se!

Fonte: IEFP