Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Programa de formação «Valorizar Social»

17-01-2022

Programa de formação «Valorizar Social»

Vai abranger 7400 pessoas já este ano

Programa de formação «Valorizar Social»

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou esta quinta-feira que os programas «Valorizar Social» e «Qualifica Social» - que visam responder às necessidades de formação identificadas pelo setor social – vão abranger cerca de 7400 pessoas já este ano.

Durante a cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação e Qualificação, o primeiro deste tipo, que decorreu esta manhã em Coimbra, Ana Mendes Godinho disse que o programa serve para valorizar trabalhadores e dirigentes do setor social, bem como reconverter desempregados para esta área.

«Estamos a dar um passo gigante em frente, porque o compromisso que estamos aqui hoje a assinar vem na sequência de uma reivindicação e de uma preocupação sinalizada pelos parceiros do setor social, assumida seja no compromisso de cooperação de 2020, seja agora no novo pacto da cooperação, onde é assumido como prioridade total esta qualificação dos recursos humanos no setor social», afirmou.

A Ministra destacou a importância de ter sido desenhada uma oferta formativa à medida das necessidades de formação do setor social: «Saibamos fazer de cada um dos trabalhadores do setor social um trabalhador que é valorizado e que sente que vale a pena e tem sentido trabalhar nesta área. Os trabalhadores movem-se por isso e os jovens procuram isso: uma vida com sentido, e no setor social é isso que temos: uma vida com sentido ao serviço dos outros», referiu ainda.

Economia social representa mais de 6% do emprego em Portugal

Ana Mendes Godinho recordou também que a economia social representa mais de 6% do emprego em Portugal, o que demonstra «a importância que tem do ponto de vista de criação de emprego e do desenvolvimento dos territórios».

«Quanto mais conseguirmos ter pessoas mobilizadas nesta área, estaremos a responder de uma forma mais eficaz aos grandes desafios do País, os desafios de combate às desigualdades, promoção de mecanismos de apoio às famílias e infância, resposta ao investimento e, acima de tudo, de valorização do trabalho digno como elemento essencial da valorização pessoa humana», afirmou.

A Ministra realçou ainda «o trabalho fundamental do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Segurança Social na preocupação e mobilização de recursos para proteger o emprego».

O acordo de cooperação e qualificação «Valorizar Social» foi celebrado entre o IEFP e os parceiros do setor social e solidário: Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional; Confederação Cooperativa Portuguesa, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas.

Tem como objetivo incrementar as competências de gestão e digitalização das instituições para os dirigentes e trabalhadores de instituições sociais, bem como desempregados que possam vir a trabalhar no setor social.

Fonte: Portal do Governo