Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Prémios Santa Casa Neurociências

29-06-2021

Prémios Santa Casa Neurociências

Candidaturas entre 31 de maio e 13 de setembro de 2021

Prémios Santa Casa Neurociências

Em 2013, a Santa Casa começou a promover diretamente a investigação científica e médica de excelência, através da criação de uma das maiores bolsas para projetos em Neurociências desenvolvidos em Portugal. A iniciativa constitui uma aposta ambiciosa no mérito e no valor da nossa comunidade médica e científica, e tornou-se uma referência no campo da Investigação & Desenvolvimento nacionais.

Os Prémios Santa Casa Neurociências representam um investimento anual de 400 mil euros e destinam-se a promover o trabalho de investigação científica ou clínica nas áreas multidisciplinares das biociências, nomeadamente a neurologia, a neuropatologia, a bioquímica, a biologia molecular, a genética molecular, a química, a farmacologia, a imunologia, a fisiologia, e a biologia celular, entre outras.

O Prémio Melo e Castro, no valor de 200 mil euros, distingue o projeto que potencie a recuperação e tratamento de lesões vertebro-medulares, território em que a Santa Casa foi pioneira no país quando, em 1966, abriu o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Este prémio foi implementado para promover a descoberta de soluções para a reabilitação de pessoas que sofrem destas patologias, reduzindo, de forma significativa, as limitações motoras e fisiológicas associadas.

O Prémio Mantero Belard, também de 200 mil euros, tem como objetivo reconhecer e dinamizar a investigação científica ou clínica desenvolvida no âmbito das doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como a Doença de Parkinson e a Doença de Alzheimer, possibilitando o surgimento de novas estratégias no tratamento e restabelecimento das funções neurológicas.

É pela esperança na construção de uma resposta eficaz no tratamento de lesões vertebro-medulares, realidade com a qual a instituição lida diariamente, e pela autonomia e dignidade dos mais de 11 mil idosos para quem trabalha, que o desafio à comunidade médica e científica nacional é lançado.

CANDIDATURAS

Elegibilidade dos Candidatos:

Os Prémios Santa Casa Neurociências serão atribuídos aos melhores projetos desenvolvidos em território nacional, sendo aceites parcerias ou colaborações com instituições ou investigadores de outras nacionalidades, de acordo com o estipulado no regulamento.

Acompanhamento das Candidaturas:

Após a receção dos projetos, será avaliada a elegibilidade dos mesmos, podendo os candidatos virem a ser contactados para esclarecimentos ou informações adicionais.

Valor dos Prémios:

Os prémios MANTERO BELARD e MELO E CASTRO têm o valor de 200 mil euros cada.

As candidaturas à 9ª edição dos Prémios Santa Casa Neurociências irão decorrer entre 31 de maio e 13 de setembro de 2021.

Para aceder ao portal de candidaturas dos Prémios Santa Casa Neurociências, clique aqui.

DOCUMENTOS

Regulamento Mantero Belard 2021 - 855 KB | PDF download

Regulamento Melo e Castro 2021 - 840 KB | DOC download

PSCN Edital 2021 - 779 KB | PDF

Fonte: SCML