Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Prémio Praia + Acessível 2021: Candidaturas abertas

17-08-2021

Prémio Praia + Acessível 2021: Candidaturas abertas

Melhorar a oferta de acessibilidade das zonas balneares

Prémio Praia + Acessível 2021: Candidaturas abertas


Está a decorrer, até 30 de setembro, o período de apresentação de candidaturas ao Prémio Praia + Acessível 2021.

Este prémio distingue, em cada época balnear, as duas zonas balneares galardoadas pelo Programa Praia Acessível - Praia para Todos! cujas candidaturas evidenciem ter sido proporcionada às pessoas com mobilidade condicionada uma superior qualidade da fruição destes espaços de lazer. 

Na presente época balnear verificou-se da parte dos municípios uma notável adesão a este Programa que distinguiu 223 zonas balneares, o que representa um aumento de 11% relativamente ao ano passado e o maior número de praias galardoadas desde a 1ª edição do Programa em 2005.

Com esta iniciativa pretende-se estimular a implementação de boas práticas que constituam claras mais-valias ao nível da inovação, abrangência e qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados a estas pessoas e seus acompanhantes, bem como uma comunicação ao público consistente e eficaz da oferta proporcionada.

O prémio é patrocinado pela empresa IACESS que atribui anualmente equipamentos de apoio ao banho destinados a melhorar a oferta de acessibilidade das zonas balneares vencedoras.

Dado o atual contexto da pandemia por da COVID-19 e aos procedimentos aprovados pelo decreto-lei n.º 35-A/2021, de 18 de maio, com vista a uma utilização das praias em segurança, entre os quais, os condicionamentos à prática de atividades desportivas e de animação inclusivas no areal, nesta edição do concurso, à semelhança do ano anterior, este fator também não será valorizado na avaliação das candidaturas.

Para mais informação, e acesso ao regulamento e ao formulário de candidatura ao Prémio, consultar os websites dos promotores: Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal, I.P.

Fonte: INR