Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Prémio Capital Humano 2020 agora em vídeo

09-07-2021

Prémio Capital Humano 2020 agora em vídeo

Conheça as 6 Histórias de Sucesso que o POCH apoiou

Prémio Capital Humano 2020 agora em vídeo

​O Rúben concluiu o Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos com uma média de 20 valores.  Foi um dos mais de 200 mil jovens apoiados pelo PO CH, através do Fundo Social Europeu e ganhou a edição do Prémio Capital Humano 2020 na categoria Jovens formandos. Conheça a sua história em vídeo!

​O PO CH vai lançar, semanalmente, o vídeo em português e em inglês e com tradução para língua gestual portuguesa, de cada um dos vencedores do Prémio Capital Humano. São jovens, adultos e entidades que pelo bom desempenho dos seus percursos ou projetos formativos mereceram esta distinção. O  Rúben é um dos vencedores na categoria de "Formação de Jovens - Formandos".

Rúben iniciou o seu percurso de nível secundário pela via científico-humanística mas cedo verificou que, ali, o ensino não se adequava ao seu perfil de aluno. Sempre quis programar, o que começou a fazer aos 10 anos e na escola queria continuar a fazê-lo, mas a via de ensino escolhida não o permitia.

Procurou alternativas e encontrou a Escola Profissional Ruiz Costa e o curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, com uma aprendizagem mais prática, culminando com uma certificação profissional na área escolhida, ao mesmo tempo que concluía o 12º. Ano.

O desempenho do Rúben durante o curso profissional não podia ter sido melhor. Para além de  ter concluído com média de 20 valores, a sua Prova de Aptidão Profissional foi premiada, tanto a nível local como nacional, com reconhecimento por parte de júris, professores e alunos de todo o país. O seu percurso formativo pela via profissionalizante contou com o apoio do Fundo Social Europeu.

Após a conclusão do ensino secundário Rúben prosseguiu estudos para o ensino superior. Atualmente com 23 anos, já concluiu a sua  licenciatura em "Ciência de computadores" com a média de 19 valores. Neste momento frequenta um mestrado na mesma área e pretende prosseguir para o doutoramento.

Rúben concorreu ao Prémio Capital Humano, promovido pelo PO CH, que distinguiu exemplos de boa aplicação dos apoios do Fundo Social Europeu na qualificação de jovens e adultos, porque sentiu que a sua história podia ser um exemplo para outros jovens.

Conheça a história do Ruben que gostava de "mudar o mundo" com interpretação em língua gestual portuguesa e também com legendagem em inglês.

Fonte: POCH