Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Plataforma para identificação de sem-abrigo vai permitir «soluções à medida»

06-09-2021

Plataforma para identificação de sem-abrigo vai permitir «soluções à medida»

Objetivo de alojar 1.100 pessoas em situação de sem-abrigo até ao final do ano

Plataforma para identificação de sem-abrigo vai permitir «soluções à medida»

A plataforma que vai permitir a identificação de todas as pessoas em situação de sem-abrigo está a ser ultimada, disse a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa declaração à agência de notícias Lusa, no final de um encontro com pessoas em situação de sem-abrigo, em que uma das principais mensagens foi a importância de serem ouvidas.

Segundo a Ministra, o objetivo será, depois de identificados todos os casos, perceber quais as dificuldades de cada pessoa e disponibilizar respostas personalizadas:

«Passamos a ter um conhecimento da situação muito mais abrangente que nos permite depois também encontrar soluções feitas à medida», disse, explicando que «são histórias de vida muito diversas, pessoas com percursos de vida muito diferentes, mas que nos têm ajudado também a identificar problemas concretos que sentem ou soluções que podem fazer a diferença no percurso de vida que têm».

Os programas de «Housing First» e Apartamentos Partilhados são uma das soluções apresentadas pela nova plataforma, para promover o acesso a habitação para pessoas em situação de sem-abrigo. Ana Mendes Godinho referiu também que a ambição do Governo «é alargar o mais possível este programa, para garantir que esta condição básica de ter uma habitação é, de facto, o elemento essencial para a reintegração».

A Ministra disse ainda que o feedback por parte das pessoas em situação de sem abrigo é «muito positivo» e que as mesmas consideram «fundamental esta viragem de perspetiva, de a pessoa garantir que tem um teto para, a partir, daí reconstruir a sua vida».

Recorde-se que o Governo tem o objetivo de alojar 1.100 pessoas em situação de sem-abrigo até ao final do ano, estando atualmente a decorrer o concurso para 600 vagas, que se somam às cerca de 300 que já foram reintegradas nesse âmbito.

Fonte: Portal do Governo

Foto: Tiago Petinga