Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Linha Covid Lares assinala um ano com quase três mil chamadas atendidas

06-10-2021

Linha Covid Lares assinala um ano com quase três mil chamadas atendidas

Disponível 24 horas por dia através do 707 20 70 70

Linha Covid Lares assinala um ano com quase três mil chamadas atendidas

A Linha Covid Lares, lançada no início de outubro de 2020 e disponível 24 horas por dia através do 707 20 70 70, assinala este sábado o seu primeiro aniversário. Neste primeiro ano de funcionamento, esta Linha, criada para esclarecer dúvidas, prestar informação e sinalizar situações de risco, atendeu mais de 2 920 chamadas de lares de idosos.
 
A maioria das chamadas recebidas teve como objetivo o esclarecimento de dúvidas relacionadas com a pandemia de Covid-19, como normas ou procedimentos, ou para solicitar orientação devido à existência de colaboradores ou utentes com sintomas compatíveis com Covid-19, ou que tiveram contacto com alguém infetado.
 
Na sua maioria, as chamadas foram efetuadas desde os distritos de Lisboa (16%), Porto (9,3%), Setúbal (5,9%) e Braga (5,8%). 
 
A partir de julho deste ano, a Linha Covid Lares passou também a acompanhar a implementação da Plataforma SupERa, que permite que os lares possam fazer uma monitorização ativa de sintomas associados à Covid-19 e também a identificação precoce de outras doenças respiratórias 
 
A plataforma orienta os profissionais dos lares na tomada de decisão perante o quadro clínico do utente (que pode ser considerado normal, a necessitar de vigilância ou a necessitar de outros níveis de atuação, nomeadamente contacto com a linha SNS 24). Inscreveram-se na plataforma mais de 645 lares, com quase 3 mil utentes a serem monitorizados.
 
Ao abrigo da Plataforma SupERa, foram já distribuídos um total de 1 672 oxímetros a um total de 1 567 instituições.
 
A Linha Covid Lares resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o ABC – Algarve Biomedical Center, inserindo-se no programa integrado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de apoio aos lares.
 
Conteúdos formativos disponíveis para todos os lares
 
Adicionalmente, serão disponibilizados, a partir deste sábado, os conteúdos de todas as formações em gestão de surto que foram feitas em conjunto entre o ABC e o INEM, e que se aplicam a situações com necessidade de isolamento respiratório de qualquer tipo (associadas à Covid-19 ou a outros vírus)
 
Estes vídeos, que estarão disponíveis para todos os lares através do YouTube (acesso restrito às instituições), têm como objetivo garantir que as medidas de prevenção relacionadas com a Covid-19 continuam a estar presentes no dia-a-dia dos lares de idosos.

Fonte: Portal do Governo