Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

IEFP participa no acolhimento de cidadãos ucranianos

14-03-2022

IEFP participa no acolhimento de cidadãos ucranianos

Integração social e profissional

IEFP participa no acolhimento de cidadãos ucranianos

O IEFP, enquanto serviço público de emprego, participa no esforço nacional para acolher e ajudar os cidadãos da Ucrânia, que estão a sair do seu país por razões de conflito armado e humanitárias, na sua integração social e profissional.
Respondendo à mobilização e vontade de ajudar das empresas nacionais, o IEFP está a congregar as intenções dos empregadores em contratar estes cidadãos, através de um formulário específico integrado no portal do IEFP, em https://www.iefp.pt/portugal-for-ukraine.

Estas oportunidades de emprego são divulgadas junto dos cidadãos ucranianos por diversas vias, designadamente através da colaboração com a plataforma WeHelpUkraine.org.

O IEFP integra, também, as equipas de atendimento dos cidadãos ucranianos que já solicitaram proteção a Portugal, as quais funcionam nos Centros Nacionais de Apoio a Migrantes (CNAIM) de Beja, Faro, Lisboa e Porto, informando estes cidadãos das oportunidades e apoios existentes ao nível do emprego e da formação profissional.

Considerando que a integração social e profissional destes cidadãos passa em grande medida pela aprendizagem da língua portuguesa, importa destacar o papel do IEFP na organização e realização de cursos de Português Língua de Acolhimento.  

Fonte: IEFP