Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Estudo de imunidade nos lares vai abranger um total de 5 mil pessoas

18-08-2021

Estudo de imunidade nos lares vai abranger um total de 5 mil pessoas

Estudo realizado pelo Centro Biomédico da Universidade do Algarve e Fundação Champalimaud.

Estudo de imunidade nos lares vai abranger um total de 5 mil pessoas

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esteve presente no começo do estudo de imunidade nos lares de idosos, que vai abranger um total de 5 mil pessoas, em Vila do Bispo.

O arranque deste programa acontece na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e vai decorrer durante o mês de agosto em lares do Alentejo e do Algarve. O objetivo deste estudo é aumentar o conhecimento científico sobre a duração dos efeitos da vacina nesta população.

A Ministra afirmou que se trata de «preparar o próximo outono e inverno nos lares para um retorno à normalidade, com identificação das medidas de que precisamos para que ele aconteça, seja na retoma da atividade regular, seja na da saúde mental». O estudo será feito pelo Centro Biomédico da Universidade do Algarve (ABC, Algarve Biomedical Center) e a Fundação Champalimaud.

Ana Mendes Godinho destacou que «o investimento no setor social já terá ultrapassado os 900 milhões de euros», referindo que «no último ano e meio foram feitos mais de 400 mil testes nos lares, que terão permitido evitar cerca de mil surtos de Covid-19 em lares».

Apontou ainda a importância da «ligação ao setor social, que está no terreno», com o qual «temos identificado permanentemente as respostas que é preciso antecipar e isso só se consegue fazer com a ciência», referindo o programa MAREES (que já ultrapassou as 25 mil pessoas colocadas no setor social para reforçar os recursos humanos).

A Ministra afirmou também que que «as pessoas que trabalham nos lares têm sido extraordinárias, colocando a vida dos outros à frente da sua própria e da dos seus familiares, pelo que todos lhes devemos um agradecimento».

Fonte: Portal do Governo