Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Emprego em níveis recorde: «atingimos os 4,9 milhões de trabalhadores»

14-11-2022

Emprego em níveis recorde: «atingimos os 4,9 milhões de trabalhadores»

Balanço da medida Compromisso Emprego Mais Sustentável

Emprego em níveis recorde: «atingimos os 4,9 milhões de trabalhadores»

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que 17 500 pessoas candidataram-se ao Compromisso Emprego Mais Sustentável, tendo sido celebrados mais de 10 mil contratos sem termo ao abrigo da medida e pagos 40,4 milhões de euros.

O balanço da medida lançada em março foi avançado pela Ministra durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças no âmbito da discussão na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023.

Do total de contratos, 45% foram celebrados com jovens até aos 35 anos de idade, disse.

A medida Compromisso Emprego Sustentável consiste num apoio financeiro a empresas que contratem sem termo desempregados inscritos nos centros de emprego.

As candidaturas arrancaram em 15 de março e decorrem até final do ano, segundo os prazos indicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Quanto aos Estágios Ativar.pt registaram-se 66 mil estágios aprovados até agora e 9 mil conversões em contratos sem termo, o que equivale ao pagamento de 204 milhões de euros.

Ana Mendes Godinho referiu ainda que a taxa de cobertura das políticas ativas de emprego era de 26,1% em 2022, face a 20% em 2015.

No balanço sobre o mercado de trabalho, a Ministra destacou os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados no dia 10 de novembro, realçando que «refletem um número recorde de empregados em Portugal» com 4,9 milhões de pessoas empregadas.

«Temos mais 50 mil pessoas empregadas face a 2021», sublinhou.

Os dados do INE mostram também que o número de trabalhadores com contrato sem termo corresponde a 83,5% do total dos trabalhadores por conta de outrem em 2022, mais 99 mil pessoas face ao ano anterior e que a taxa de precariedade desceu de 22,2% pata 16,5%.

Quanto à evolução dos salários em 2022, regista-se uma subida de «4,9% no setor privado», com reflexo nas contribuições para a Segurança Social, que estão com um crescimento de 11%, realçou a Ministra.

Fonte: Portal do Governo