Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Apoios ao emprego permitiram recuperar 56 mil desempregados

02-08-2021

Apoios ao emprego permitiram recuperar 56 mil desempregados

E colocaram população empregada em máximo histórico

Apoios ao emprego permitiram recuperar 56 mil desempregados

O Governo decidiu em Conselho de Ministros, que se realizou no dia 30 de julho, prolongar o Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva enquanto existirem restrições provocadas pela pandemia, para garantir que as empresas continuam a dispor deste instrumento para manterem a sua atividade e protegerem os postos de trabalho.
 
Desde o início da pandemia, e ao abrigo dos diversos instrumentos criados para apoio ao emprego e às empresas (layoff, Apoio à Retoma ou Incentivo à Normalização da Atividade) da área do MTSSS, foram já pagos um total de 2.333 milhões de euros, cerca de metade dos quais em 2021.
 
O Apoio à Retoma abrangeu até ao momento um total de 329 mil trabalhadores e 44 mil empresas, tendo sido feitos pagamentos de 589 milhões de euros desde a entrada em vigor desta medida.
 
O layoff simplificado abrangeu um total de 899 mil pessoas e 110 mil empresas em 2020. No corrente ano, foram abrangidas 57 mil empresas e 317 mil trabalhadores. A Segurança Social pagou mais de 1.223 milhões de euros às empresas através deste instrumento.
 
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirma que «as medidas de apoio ao emprego e às empresas foram sem dúvida essenciais para amortecer uma subida descontrolada do desemprego e estão a revelar-se fundamentais para acelerarem a estabilização da atividade e o regresso à normalidade. Em junho atingimos o maior número de pessoas a trabalhar de sempre e o desemprego continua a diminuir todos os meses. Este esforço continua e por essa razão foi ontem prolongado o Apoio à Retoma até ao final das restrições pandémicas».

Fonte: Portal do Governo