Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

ACT com reforço de 70 inspetores atinge número mais elevado de sempre

09-06-2021

ACT com reforço de 70 inspetores atinge número mais elevado de sempre

Quadro de pessoal com 493 inspetores

ACT com reforço de 70 inspetores atinge número mais elevado de sempre

A Autoridade para as Condições do Trabalho acolheu 70 novos inspetores, que a partir de hoje iniciam o seu estágio em todo o país. Este reforço, previsto no Orçamento do Estado para 2021, foi concretizado a partir da reserva de recrutamento do último concurso externo, e vai permitir que a ACT atinja pela primeira vez um quadro de pessoal com 493 inspetores.

Estes inspetores têm formação em várias áreas, designadamente Direito, Química, Eletricidade, Construção Civil, Metalurgia, Produção Agrícola, Indústria extrativa e Economia. Os estágios, que terão uma componente teórica e prática, vão decorrer nos 29 serviços desconcentrados de todo o país.

Com este reforço, no último ano e meio, a ACT teve um aumento de 190 inspetores no seu quadro de pessoal. Em 2015 a ACT tinha 307 inspetores, e este ano vai assim atingir um total de 493 inspetores, o valor mais elevado de sempre e que cumpre pela primeira vez o referencial da Organização Internacional do Trabalho de 1 inspetor por 10 mil trabalhadores.

Esta terça-feira, estes 70 inspetores foram acolhidos numa sessão em que participaram a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, bem como a Inspetora-Geral da ACT, Fernanda Campos.

Fonte: Portal do Governo