Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Abril | Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

08-04-2024

Abril | Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Campanha de sensibilização da CNPDPCJ

Abril | Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Todos os anos, as CPCJ - Comissões de Proteção de Crianças e Jovens - recebem mais de 45.000 comunicações de situações de perigo e trabalham em cerca de 70.000 processos de promoção e proteção.

Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (abril), a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), organismo que coordena as 312 CPCJ existentes no país, promove anualmente uma campanha de sensibilização, com vista à prevenção dos maus-tratos, práticas muito lesivas para as crianças, que podem deixar marcas profundas no seu desenvolvimento. Acontecem em diferentes contextos e são transversais a todos os estratos da população, revestindo muitas formas: negligência, abandono, maus-tratos físicos e psicológicos, abuso sexual.

Tendo como símbolo um laço azul e como slogan “Serei o que me deres, que seja amor”, esta campanha, visa chamar a atenção da comunidade para a necessidade de todos prevenirmos e combatermos os maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas. 

Portugal é um dos países onde esta iniciativa tem maior expressão e dimensão. Todos os anos, as CPCJ envolvem escolas, municípios, associações desportivas, dinamizando milhares de crianças e adultos em atividades e ações de sensibilização.

Fonte: CNPDPCJ