Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

Abertas as candidaturas à segunda edição do Fundo +PLUS, da Casa do Impacto

21-09-2021

Abertas as candidaturas à segunda edição do Fundo +PLUS, da Casa do Impacto

Até 30 de novembro

Abertas as candidaturas à segunda edição do Fundo +PLUS, da Casa do Impacto

Com o objetivo de potenciar o ecossistema de empreendedorismo social, a Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, acaba de lançar uma nova edição do Fundo +PLUS que atribui mais 500 mil euros para soluções inovadoras de impacto social ou ambiental.

Já estão abertas as candidaturas para a segunda edição do programa de investimento +PLUS da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O fundo filantrópico tem 500 mil euros para soluções em fase inicial de implementação ou já implementadas. As candidaturas são feitas online, através do site da Casa do Impacto, até 30 de novembro.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o fundo filantrópico +PLUS permite aos empreendedores, startups e organizações sociais testar ou aumentar o impacto de soluções inovadoras.

Além do apoio financeiro ajustado à necessidade de cada solução, que é realizado por parcelas mediante a apresentação de resultados ao longo de dois anos (investimento por resultados), o programa oferece ainda um apoio não-financeiro, que se traduz no acompanhamento individualizado pela equipa da Casa do Impacto, especialistas e parceiros, para a implementação no mercado, escalabilidade e demonstração do impacto.

“Num ano em que os problemas sociais e desigualdades se agravam, por força do impacto da pandemia, torna-se ainda mais importante apostar em projetos que possam responder aos desafios para a retoma social e económica do país, sem nunca esquecer a emergência climática e a transição verde, área que queremos também alavancar através do programa +PLUS. Para conseguirmos potenciar projetos de resposta eficaz, vamos centrar-nos naqueles que já têm provas dadas de exequibilidade e alguns resultados palpáveis.” refere Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, sobre as ambições para esta segunda edição do +PLUS.

Quem pode candidatar-se?
São aceites candidaturas de soluções que tenham sido previamente validadas, através de um teste ou projeto-piloto que demonstre que a sua viabilidade enquanto produto, serviço ou processo. As soluções candidatas devem ainda enquadrar-se num dos eixos de apoio do +PLUS, de acordo com o seu grau de maturidade.

Para o eixo “+Testing”, destinado a soluções que ainda não foram implementadas ou estão numa fase inicial de implementação e pretendem testar o seu impacto para a consolidação do negócio, podem candidatar-se empreendedores, individualmente ou em equipa, entidades da Economia Social (associações, cooperativas, fundações e outras definidas na Lei de Bases da Economia Social), sociedades comerciais e outras pessoas coletivas de direito privado. Cada solução será investida até ao valor máximo de 50 mil euros.

Já para o eixo “+Scaling” só poderão candidatar-se pessoas coletivas que procurem a expansão das soluções inovadoras que já foram implementadas no mercado com resultados comprovados e que pretendem escalar o seu impacto. Por cada solução, o limite de investimento neste eixo é de 100 mil euros.

Findo o prazo de candidaturas, a 30 de novembro, dá-se início à fase de pré-seleção das soluções. As escolhidas vão passar por um bootcamp de dois dias para a preparação para a fase final, com dois momentos de seleção que culminam numa apresentação pitch perante um painel de jurados, a acontecer em janeiro de 2022. O potencial de impacto social e ambiental das soluções, a exequibilidade, a consistência do modelo de negócio e o perfil da equipa/candidato serão os principais critérios para a seleção.

REGULAMENTO DO FUNDO +PLUS 2021 – 308 KB | PDF

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO FUNDO +PLUS

Fonte: SCML