Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

"O investimento social é um instrumento e motor determinante do nosso desenvolvimento"

24-05-2022

"O investimento social é um instrumento e motor determinante do nosso desenvolvimento"

Investimento global no valor de 87 milhões de euros

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esteve em Leiria, Coimbra e Porto para a assinatura de 94 contratos no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - 3.ª Geração (PARES 3.0).

Este apoio vai permitir reforçar a oferta social nos três distritos, um investimento global no valor de 87 milhões de euros.
 
Ana Mendes Godinho afirmou que "o investimento social é um instrumento e motor determinante do nosso desenvolvimento". 
 
"Mobilizámos e tentámos alocar a maior verba possível para as prioridades que são críticas do ponto de vista social e que identificámos, nomeadamente durante a pandemia: requalificação de lares, investimento de novas respostas de lares e de alargamento da capacidade de resposta e de soluções inovadoras", disse.
 
Ana Mendes Godinho destacou os 371 projetos aprovados em todo o País, num investimento total de 393.049.774 euros, do qual o Governo apoia com 234.310.383 euros, com 22 365 lugares intervencionados.
 
Durante a sua intervenção, a Ministra salientou a importância do setor social durante a pandemia, demonstrando uma "profunda gratidão não só para os presentescomo para todos os que trabalham nas vossas instituições".
 
"São pessoas extraordinárias que mostraram a importância do que é o setor social no modelo que temos em Portugal. Temos um Estado social que vive em parceria e numa mobilização conjunta de recursos entre o Estado e o setor social para chegar e responder às pessoas que mais precisam", disse.
 
O PARES tem como finalidade apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais, designadamente na criação de novos lugares em várias vertentes: nas creches, no reforço dos Serviços de Apoio Domiciliário e dos Centros de Dia, no aumento do número de lugares em Estruturas Residenciais para Idosos para situações de maior dependência e na integração de pessoas com deficiência através do incremento da rede de Respostas Residenciais e de Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão.

Fonte: Portal do Governo