Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saltar para o conteúdo
Notícias e Eventos

Notícias

«Voltar

«Estamos a criar todas as condições para que as pessoas fiquem integradas quando chegam a Portugal»

16-03-2022

«Estamos a criar todas as condições para que as pessoas fiquem integradas quando chegam a Portugal»

Mais de 22 mil ofertas de emprego

«Estamos a criar todas as condições para que as pessoas fiquem integradas quando chegam a Portugal»

«O objetivo das medidas é que todos os ucranianos que fogem da guerra e escolham Portugal como destino fiquem imediatamente «com toda a situação regularizada, incluindo inscrição automática na segurança social e no sistema de saúde», disse a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, após uma reunião de ministros do Emprego e Assuntos Sociais da União Europeia, em Bruxelas, com o objetivo de abordar as respostas que cada um dos países está a dar face à situação vivida pelos refugiados da Ucrânia após a invasão pela Rússia.

Ana Mendes Godinho informou os seus homólogos do que tem sido feito em Portugal, «nomeadamente em termos de criação de condições para que as pessoas fiquem desde logo integradas mal cheguem» ao País.

Plataforma de registo e proteção a crianças ucranianas

A Ministra destacou o programa lançado pelo Governo «para acompanhamento e proteção das crianças não acompanhadas, um problema transversal com que todos os países se estão a confrontar».

«A nossa preocupação é de garantir que temos um sistema de acompanhamento e de proteção das crianças e também de identificação de famílias que estejam disponíveis para acolher crianças de uma forma acompanhada e controlada», afirmou.

Portugal lançou «uma plataforma ‘online‘, como está a preparar uma linha telefónica», para «estar disponível para todas as dúvidas que surjam e para ir sempre acompanhando a situação».

Mais de 22 mil ofertas de emprego

A Ministra reuniu com os ministros dos «países da linha da frente que estão a receber mais refugiados», Roménia, Polónia, Eslováquia e Hungria para articular respostas como relativamente à deslocação de Pessoas e partilha de informação.

«Neste momento temos mais de 22 mil ofertas de emprego já carregadas em cerca de uma semana, e começaram os cursos de português para os refugiados ucranianos que se registaram em Portugal. Já estão a decorrer sessões precisamente para a aprendizagem de português e já houve contratos de trabalho celebrados na semana passada», declarou.

As ofertas de emprego são sobretudo nas áreas tecnológica, do turismo, da construção civil, da indústria e do setor social.

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Portugal já concedeu cerca de 7.225 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra.

Fonte: Portal do Governo